Carandá, Galos e Latinhas

Juntar no mesmo percurso o Carandá, os Galos e as Latinhas foi uma forma de realçar a interpolação de tempos e espaços diferentes que marcam a cidade de Braga. Mas também as persistências que sobrevivem às dinâmicas contínuas de mudança. Escolhemos uma vizinhança que se interliga para entrelaçar memórias de quem aqui vive com memórias históricas deste lugar e da proximidade que tem com o rio Este. Há muitas vozes que se tornam presentes no percurso, vozes de quem ganhou aqui raízes que alimentam o presente e projetam o futuro da cidade. É a todas elas que agradecemos as histórias e as vivências que dão corpo a este trabalho de absorção e tecelagem.

AcustiCidade é um projeto sonoro, promovido pelo Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts, que pretende repensar Braga a partir do seu som. Esta terceira edição foi desenvolvida pelo Coletivo Pessoal, pseudónimo institucional de João Catalão, em colaboração com a música e artista Rita Sampaio, a partir de um trabalho de recolha e investigação junto dos lugares vizinhos do Carandá, Galos e Latinhas. Este AcustiCidade presta homenagem a Sofia Saldanha (1975-2022).

Instruções

Este é um percurso sonoro que te dá a conhecer de outra forma três lugares que se avizinham. Para iniciares a visita, desloca-te até ao Carandá e posiciona-te no primeiro ponto georreferenciado. Ver como chegar lá.
Para uma experiência mais imersiva utiliza auscultadores para ouvir o áudio correspondente em cada ponto ao longo do percurso. Podes também selecionar os teus próprios caminhos e sinais de interligação, ou ouvir este AcustiCidade a partir do local onde te encontras. Produzimos também um mapa em PDF que podes descarregar e imprimir para levares contigo. Boa viagem!

Interpretação LGP

Ficha técnica

Uma iniciativa

Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts
Braga Media Arts

Design gráfico

United by

Site

Paulo Doellinger

Fotografia

Lais Pereira

Conceção artística, coordenação, investigação e texto

Coletivo Pessoal

Sonoplastia e montagem

Rita Sampaio

Narração e interpretação

Catarina Miranda

Gravação de Narração

João Coutada

Testemunhos

Albano Fonseca, Aldina Simões, Ana Lopes, Antónia Gomes, Carolina Vieira, Casimiro Martins, Francisco Barroso, Fredéric Duhamel, Georgeta Cardoso, Helena Cordeiro, José Eduardo Reis, José Gomes, José Carlos Rodrigues, José Sousa, Karina Ramos, Manuel Vieira, Maria José Gomes, Maria José Lourenço, Maria Peixoto, Natália Pinto, Ofélia Pereira, Orlando Moreira, Paradise Faisal, Rogério Coelho, Rosa Ramôa, Sameiro Cerqueira, Serafim Cunha e Vânia Macedo

Agradecimentos

Alberto Fernandes, Armando Florêncio, Arminda Saldanha, Catarina Miranda, Catarina Mouta, Cristina Mendanha, Eugénia Brito, Fernando Coelho, Helena Trindade, Jorge Lestra, José Barbosa, José Costa Reis, José Moças, Luís Tarroso, Maria Torquato, Miguel Bandeira, Miguel Pires, Rui Ferreira, Tiago Fernandes, Memórias de Braga – Roteiro Histórico e Monumental e União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João de Souto